Envidraçamento de Sacadas em São Paulo - RJ - Brasil

Síndico Profissional: Como entender mais sobre envidraçamento de varandas

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O síndico profissional é o responsável civil e criminal por qualquer coisa que acontece no condomínio, como você já pôde conferir em outros artigos aqui no blog da Solid, então é necessário que cada vez mais essa figura de extrema importância para o bem estar dos moradores como um todo estude e entenda tecnicamente os assuntos relacionados ao condomínio em seus mais diferentes aspectos, como também a um dos temas que tem sido mais recorrentes em reuniões e assembleias, portanto, podendo ser considerado extremamente importante: o envidraçamento de sacadas.

No envidraçamento de sacadas pode ocorrer uma série de problemas caso as especificações não sejam feitas da maneira correta. Muitas vezes, quando se trata de colocar vidro na varanda, é realizado um projeto por parte de um vidraceiro que tende a ser indicado pela administradora do condomínio. Porém, sabendo-se que esse profissional, apesar de sua grande experiência prática, não possui o devido conhecimento técnico, esse projeto acaba por conter uma série de erros, muitas vezes graves, que acabam por ocasionar acidentes. 🤦‍♀️

E sabe qual é o grande problema em meio a isso? É que a administradora de condomínio, que foi a responsável por contratar ou recomendar o profissional, não será em nenhum momento responsabilizada civil ou criminalmente pelo que possa vir a acontecer, cabendo a culpa, portanto, ao síndico profissional. Por isso a importância de que ele não apenas entenda, como também faça esse filtro em relação a escolha de uma empresa que realmente possua conhecimento, de modo a evitar transtornos para si, e claro, para os condôminos.

Um dos principais problemas nas especificações entregues na maioria dos casos, e que acaba passando despercebido pelo síndico profissional, é não citar as questões da ABNT NBR 16.259, que obrigatoriamente deve constar em todo e qualquer projeto de envidraçamento de varanda, necessitando ainda que haja identificação sobre a altura do prédio e a região na qual o mesmo está localizado, especificando, inclusive, qual a pressão de vento necessária 🌫 e qual o impacto que esse vidro deve suportar de acordo com a norma.

prédio com varandas de vidro

Dicas para o síndico profissional entender melhor o envidraçamento de varandas

Uma das principais recomendações para o síndico profissional, é que saiba entender quais são os parâmetros mais importantes da NBR 16.259 que é, como você já deve ter concluído, a norma de envidraçamento de sacadas, sendo que os dois principais pontos relacionados à segurança, são os itens 5.6, que fala sobre cargas uniformemente distribuídas, que significa que o vidro para sacada não pode se desprender, se soltar, ou até mesmo quebrar, devido a pressões de vento da região; e o 5.7.2, que trata do impacto de corpo mole, onde um teste deve ser realizado para caso aconteça de, acidentalmente, alguém tropeçar ou precisar se escorar nos vidros por alguma eventualidade, os mesmos não devem se soltar ou quebrar.

Então, esses testes são considerados extremamente importantes e precisam ser verificados pelo síndico profissional, independentemente de qual seja o fornecedor das cortinas de vidro que serão utilizadas nos apartamentos. Além disso, outro aspecto que exige atenção total, é que no projeto deve constar, além dessas observações anteriormente citadas, também questões relacionadas a resistência do sistema, sem contar o fato de que o vidro utilizado nos testes precisa ser o mesmo que será comercializado e, posteriormente, instalado no condomínio.

Em São Paulo, por exemplo, o vidro mais recomendado para incorporadoras, construtoras, administradoras de condomínios, síndico profissional, e proprietários, devido a questões relacionadas às pressões dos ventos que incidem na cidade, é o vidro temperado que leva ainda o adicional da película de segurança incolor.

O vidro laminado também pode ser especificado, porém para edifícios com até três andares, devido a sua baixa resistência mecânica. Já o vidro temperado atende, quando se trata de segurança, edifícios superiores a 30 andares. Ou seja, uma enorme diferença!

Para que se tenha uma ideia, o Departamento de Manutenção da Solid Systems recebe chamados diários vindos de clientes de outros fornecedores, que infelizmente tiveram diversos problemas com relação a vidros que se quebraram, que se soltaram, que trincaram e ocasionaram alagamento na varanda por decorrência das chuvas 🌧, vindo portanto a estragar tapetes, pisos e móveis.

foto de vidro quebrado, perigos das varandas gourmet mau instaladas

Por isso, vale ressaltar novamente, é fundamental que tanto o síndico profissional como os proprietários de imóveis fiquem atentos às especificações de segurança de acordo com a norma de envidraçamento de varandas sejam seguidas à risca, e claro, que a qualidade seja colocada à frente do preço para que sejam evitados esses tipos de problemas.

Caso essa especificação não aconteça, ou seja projetada de maneira incorreta, os vidros podem não apenas cair dentro dos apartamentos, ocasionando prejuízos materiais, como os já descritos anteriormente, como também à saúde dos moradores. E mais do que isso, eles podem vir a cair nas áreas comuns do condomínio, vindo quem sabe a colocar a vida de outros moradores em risco. 😓 E caso isso aconteça, quem será acionado e responsabilizado? Isso mesmo, o síndico profissional! Por isso, mais uma vez, é muito necessário, para não dizer crucial, que ele estude bastante sobre o tema.

A Solid Systems possui videoaulas no YouTube nas quais há explicações sobre como entender, analisar e avaliar um ensaio realizado pelo fornecedor para saber se está de acordo com a norma, resumindo, videoaulas onde será possível compreender a NBR 16.259. Então se você, síndico profissional, está lendo este artigo, convidamos a assisti-las 💻. E o convite se estende também a profissionais de arquitetura, engenheiros, e até mesmo donos de imóveis, que também devem ser preocupar e conhecer tais aspectos.

Uma curiosidade muito legal, é que o CEO da Solid Systems, Rodrigo Belarmino, que você pôde conhecer no vídeo acima, foi o coordenador responsável pela ABNT NBR 16.259, e ele, inclusive, realiza consultorias, aulas e palestras a respeito desse tão importante tema. 😉

Você é síndico profissional, administrador de condomínio, proprietário de imóvel, e ficou interessado? Então entre em contato conosco clicando no botão abaixo.

[button color=”#c6b697″ size= “large” hover_text_color_override=”#ffffff” url=”https://solidsystems.com.br/contato” text=”TENHO MUITO INTERESSE →” color_override=”#c6b697″]

Então, seja com o envidraçamento de sacada automático, o sem roldanas, o embutido no guarda-corpo, ou o com trilho embutido, invista em qualidade, invista em quem confia no serviço prestado, oferecendo 7 anos de garantia, invista em quem atua há mais de 20 anos no mercado, mas, acima de tudo, invista no bem estar do seu maior patrimônio: sua família! 👨‍👩‍👧‍👦

E para estar sempre muito bem informado sobre as novidades e tendências referentes ao envidraçamento de sacada, bem como a respeito de dicas e curiosidades para quem é síndico profissional, além de visitar nosso blog, acompanhe-nos também nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

ATENDIMENTO TELEFÔNICO:

– Lar Center : de segunda à sábado das 10:00 às 22:00 e domingos das 14:00 às 20:00

– D&D : de segunda à sexta das 10:00 às 21:00, sábados das 10:00 às 20:00, e domingos das 14:00 às 19:00

– Alameda Gabriel Monteiro : de segunda à sexta das 9:00 às 19:00 e sábados das 09:00 às 15:00

tire as suas dúvidas por email

Tire suas dúvidas pelo WhatsApp