Envidraçamento de Sacadas - Brasil

Envidraçamento de sacadas tem assinatura proibida por Conselhos de Engenharia e Arquitetura. Entenda!

O título deste artigo pode em um primeiro momento parecer estranho e até mesmo contraditório, porém, a realidade é que existem profissionais, sejam eles engenheiros ou arquitetos, que assinam a Anotação de Responsabilidade Técnica, a famosa ART, como prestação de serviço para vidraçarias que são contratadas para realizar o projeto e a instalação do envidraçamento de sacadas. E essa é uma prática proibida! 🚫 E a partir de agora vamos explicar melhor todo o cenário.

O envidraçamento de varanda, como já explicamos várias vezes em nosso blog, é um serviço técnico, ou seja, a empresa que for prestá-lo deve ser registrada no Conselho Regional de Engenharia (CREA) ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Convém repetir: é obrigatório que a empresa, que se diz especialista em produção e instalação de vidro para sacada, seja registrada em pelo menos um desses dois conselhos.

E ainda, no quadro de funcionários da empresa deve haver pelo menos um profissional técnico responsável, podendo ser um engenheiro ou um arquiteto, como havíamos mencionado no início do artigo. E será esse profissional quem assinará as ART’s referentes ao envidraçamento de sacadas. Mas afinal de contas, o que é a ART? A seguir a gente te conta em detalhes o que é mais importante saber a respeito desse essencial documento. 📄

Confira mais vídeos inscrevendo-se no canal da Solid Systems no YouTube!

A importância da ART para o envidraçamento de sacadas

O também conhecido como Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), trata-se de um documento feito através do conselho de Engenharia ou Arquitetura, atualmente disponibilizado de maneira online, no qual os detalhes mais importantes a respeito da obra serão informados, como qual tipo de obra será executada (reforma, troca de piso, construção, envidraçamento de sacadas, enfim), data de início e de término da mesma, detalhes de todos os procedimentos que serão realizados, endereço onde a obra acontecerá, dados do cliente, entre outros. Nesse documento deve ser anexado ainda, falando especificamente sobre envidraçamento, o projeto referente.

É proibido que profissionais assinem esse documento sem que sejam parte integrante da empresa, ou seja, como se fosse um simples prestador de serviço, conforme adiantamos já no início do artigo. Isso porque, a ART, ou RRT, envolve tanto projeto como também a execução do serviço. Por exemplo, se no documento for mencionado apenas “projeto” para envidraçamento de sacadas, consequentemente o mesmo só será válido para, claro, o projeto. Da mesma forma que se for especificado apenas “execução”, então somente a execução poderá ser feita pela empresa. Por isso a importância de que ambas as ações estejam claramente inseridas.

Mas como um profissional que não compõe a equipe, que não é especialista em envidraçamento de sacadas, vai fiscalizar o trabalho? 🤔 O que tem acontecido com frequência no mercado é que muitos engenheiros e arquitetos têm feito propagandas e envio de propostas oferecendo a prestação do serviço, ou melhor, oferecendo a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica, por valores muito baixos, como R$ 50, por exemplo. Se acontecer de você, que está lendo agora, se deparar com essa prática, não apenas desconfie 🤨, como recuse e denuncie, pois trata-se de uma prática ilegal, que se descoberta pode acarretar na perda do registro profissional.

Portanto, ao escolher a empresa que ficará responsável por todos os trâmites referentes a instalação da cortina de vidro na varanda do seu imóvel, desde a projeção, passando pela oferta dos melhores materiais, até finalmente chegar à colocação da mesma, verifique se ela tem em seu quadro um profissional que realmente seja integrante, e ainda, se será esse profissional que assinará o documento de responsabilidade técnica.

fábrica de vidros para sacada Solid Systems

Envidraçamento de sacadas da Solid Systems

A Solid Systems tem em seu time os mais qualificados e capacitados engenheiros e arquitetos, porém, quem assina as ART’s como responsável técnico é o próprio CEO da empresa, Rodrigo Belarmino, comprovando e garantindo que tem total controle e confiança em relação aos projetos e instalações de envidraçamento de sacadas. 😉

Valorizar o vidro que será instalado na varanda ou na sacada do seu apartamento é uma questão não apenas de bem estar, mas acima de tudo de segurança, portanto, não pode jamais ser considerado algo supérfluo. Essa é situação da qual estamos muito acostumados a constatar que o barato sai caro, como diz aquele famoso ditado. Isso porque tanto o material utilizado quanto mão de obra tem grandes chances de não serem os mais adequados.

Em um primeiro momento é até possível acreditar, e acabar tendo aquela satisfação ilusória de que houve economia, porém, ao analisar os problemas a médio prazo que essa opção mais barata pode acarretar, tenha certeza, jamais será uma boa escolha e você se verá obrigado a gastar bem mais dinheiro para consertar o problema do que haveria gastado caso desde o início optasse por uma empresa 100% preocupada com a qualidade do envidraçamento de sacadas. 💸

A Solid, além de contar com os profissionais mais gabaritados, tem o compromisso de oferecer o que há de mais moderno e com a maior qualidade em cada um dos materiais utilizados. O vidro temperado com o qual trabalhamos é sete vezes mais resistente que o laminado, isso graças ao sensacional sistema Allglass, que conta com uma película de segurança cujo principal objetivo é manter o vidro preso a ela para caso ocorra alguma eventualidade e aconteça de haver quebra. Além disso, nesse sistema o vidro não é colado, e sim fixado em ferragens especiais, proporcionando ainda mais segurança.

Na Solid Systems você terá ainda a certeza de contar com o serviço de envidraçamento de sacadas realizado por uma empresa que atua em total respeito, não apenas a ART, como também à NBR 16.259, da ABNT, norma essa que, por coincidência, é coordenada por Rodrigo Belarmino, que exige total atenção em relação a preparação do local, tipos de vidro utilizados, fixação, uso do sistema correto, isso para citar apenas alguns pontos. Isso por si só já garante resistência a pressão de ventos 🌫, impede vazamentos ocasionados por chuvas 🌧, colabora para uma grande diminuição de ruídos externos 🔉, entre outras coisas.

A Apoio é empresa Solid de manutenção de sacada de vidro

Então invista em quem tem ampla experiência na instalação de cortinas de vidro e confia no serviço prestado, oferecendo 7 anos de garantia no envidraçamento de sacadas e varandas. Invista em quem atua há mais de 20 anos no mercado. Mas, acima de tudo, invista no bem estar do seu maior patrimônio: sua família! 👨‍👩‍👧‍👦

[button color=”#c6b697″ size= “large” hover_text_color_override=”#ffffff” url=”https://solidsystems.com.br/contato” text=”QUERO CONTRATAR →” color_override=”#c6b697″]

👉 Para ficar sempre muito bem informado a respeito das novidades e tendências referentes ao envidraçamento de sacadas e varandas, além de visitar nosso blog, acompanhe-nos também em nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

ATENDIMENTO TELEFÔNICO:

– Lar Center : de segunda à sábado das 10:00 às 22:00 e domingos das 14:00 às 20:00

– D&D : de segunda à sexta das 10:00 às 21:00, sábados das 10:00 às 20:00, e domingos das 14:00 às 19:00

– Alameda Gabriel Monteiro : de segunda à sexta das 9:00 às 19:00 e sábados das 09:00 às 15:00

Tire as suas dúvidas por email

Tire suas dúvidas pelo WhatsApp

ATENDIMENTO TELEFÔNICO:

– Lar Center : de segunda à sábado das 10:00 às 22:00 e domingos das 14:00 às 20:00

– D&D : de segunda à sexta das 10:00 às 21:00, sábados das 10:00 às 20:00, e domingos das 14:00 às 19:00

– Alameda Gabriel Monteiro : de segunda à sexta das 9:00 às 19:00 e sábados das 09:00 às 15:00