Envidraçamento de Sacadas em São Paulo - RJ - Brasil

Varanda Gourmet, um ambiente que merece um projeto com toda atenção do arquiteto

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Já se foi o tempo em que a sacada era apenas um local do apartamento onde apenas eram colocados varais para secar roupas ou eram penduradas redes para alguns momentos de relaxamento. Há alguns anos a cultura de transformar esse “cantinho” em mais um ambiente de convivência tem sido cada vez mais frequente. Não a toa ele passou até a ter um nome próprio e específico: varanda gourmet. E exatamente para que você e sua família possam usufruir do espaço com o máximo de conforto, que é necessária uma atenção especial por parte do arquiteto, conforme destacamos no título deste artigo.

E num primeiro momento falamos do arquiteto responsável por planejar o prédio e, consequentemente, cada um dos imóveis. 👷‍♂️ Por que? Simples! Pois além de definir questão de metragem, de posição, de estrutura, entre outras, será esse profissional uma das figuras centrais para definir e projetar como funcionará a questão referente ao envidraçamento da sacada, seja no caso de o condomínio já ser entregue com a varanda fechada com vidro, ou no caso de os proprietários optarem por futuramente instalarem as úteis e seguras cortinas de vidro.

É fundamental batermos nessa tecla pois, infelizmente, esse é um assunto que, na maioria das vezes, não tem a devida atenção e cuidado por parte da construtora e da administradora do condomínio, que acabam por contratar empresas que não têm o estudo e a qualificação necessária para lidarem com questões envolvendo especificações técnicas, projetos de padronização, entre outras coisas.

Infelizmente, por priorizarem uma economia financeira, são buscadas vidraçarias, por exemplo, onde os profissionais, apesar da larga e evidente experiência prática, não possuem atributos de cunho teórico como um engenheiro, um consultor, ou o já citado arquiteto. E isso acaba por gerar o que? Cálculos imprecisos, escolhas equivocadas, entre outros aspectos que trazem prejuízos futuros, não apenas no âmbito material, mas também envolvendo a saúde dos moradores e demais condôminos. 🤦‍♀️

Isso porque, devido a essa imprecisão, a projeção sem o cuidado necessário que um profissional gabaritado para esse tipo de função teria, é muito frequente que os vidros para varanda acabem se quebrando, ou até mesmo caindo inteiros tanto para a parte de dentro do apartamento, como para fora, colocando em risco toda e qualquer pessoa que possa estar transitando no momento.

Agora reflita 🤔… Quanto aquela economia inicial acima citada pode, em pouco tempo, tornar-se caríssima, ratificando aquele famoso ditado que diz que o barato pode sair caro? E quando se trata do bem estar de sua família e de terceiros, a priorização deve ser primeiro em relação a qualidade e não a preço.

Portanto, você proprietário atual ou futuro proprietário de um apartamento, seja ele já tendo sido entregue ou estando em fase de construção, tenha esse cuidado. Não deixe de se envolver nas decisões, busque informar-se sobre as escolhas que estão sendo feitas, seja em relação ao envidraçamento de varanda gourmet ou qualquer outra. Assim você poderá resolver qualquer problema existente em tempo hábil, antes de efetivamente dar início a sua reforma. Se possível, busque um arquiteto de confiança ou, caso não o tenha, exija que a incorporadora ou construtora contratem um profissional qualificado para lidar com esses detalhes que, conforme já comprovamos, fazem toda a diferença.

Confira mais vídeos de trabalhos em varanda gourmet realizados pela Solid Systems acessando nosso canal no YouTube!

Como usar arquitetura de interiores na varanda gourmet?

Agora que já falamos da parte estrutural e de segurança envolvendo a colocação de vidros na varanda gourmet, é importante destacarmos também a atenção que o projeto deve ter por parte do arquiteto quando se trata da arquitetura de interiores. Bom, antes de qualquer coisa devemos confirmar que muitas pessoas não conhecem essa “variante” no que diz respeito à arquitetura, então vamos tentar explicar sobre o que se trata. 🧐

É através da arquitetura de interiores que acontece a definição da forma como o espaço será utilizado em relação a colocação de equipamentos, mobílias, e claro, a interface com o espaço construído. Dessa maneira, pode haver inclusive uma alteração em relação a concepção arquitetônica originalmente imaginada, para que se adeque às necessidades de utilização, porém, isso não necessariamente é algo obrigatório.

varanda gourmet com cortina de vidro

Isso tudo pode ocorrer no âmbito de espaço, de instalações, de condicionamento acústico, de clima, de iluminação, de estrutura, de acabamentos, de cores, de segurança, entre outros. Portanto, claro, mostra-se fundamental para a melhor disposição da montagem de sua varanda gourmet.

⚠ Mas lembre-se, estamos falando de situações que envolvem mobiliário e demais itens que sejam fixos, ou seja, que não necessitem de modificação estrutural, instalações elétricas ou hidráulicas, enfim.

Posso contratar um designer de interiores para a varanda gourmet?

Se for do seu interesse e caso tenha condições, não só pode como deve contar com o auxílio de um designer de interiores para tornar sua varanda gourmet um ambiente ainda mais acolhedor, confortável e funcional para aproveitar com sua família e amigos. 👨‍👩‍👧‍👦

Nesse caso, ao contrário do que ocorre com a arquitetura de anteriores, haverá um estudo do cômodo de modo a pensar na melhor disposição do mobiliário não fixo, muitas vezes composto por móveis como sofás, mesas e cadeiras, também por obras de artes, cortinas, tapetes…

Bom, tudo vai depender do objetivo pensado para a utilização do ambiente, seja para simples relaxamento e convívio, ou até mesmo para fazer da sacada um extensão da cozinha e sala de jantar. Sendo que, nesse último caso, o designer de interiores pode sugerir as melhores aquisições em relação a fogão, pia, banquetas, enfim.

varanda gourmet decorada

E claro, não podemos esquecer que esse profissional pode também colaborar (e muito) para a definição do melhor material para a instalação de vidros na varanda gourmet, deixando o local ainda mais bonito, acolhedor e ideal para que momentos especiais sejam eternizados. 😉

Portanto, seja você arquiteto, designer de interiores ou proprietário, invista em quem confia no serviço prestado, oferecendo 7 anos de garantia. Invista em quem atua há mais de 20 anos no mercado. Mas, acima de tudo, invista no bem estar do seu maior patrimônio: sua família! E tudo isso é sinônimo de Solid Systems!

[button color=”#c6b697″ size= “large” hover_text_color_override=”#ffffff” url=”https://solidsystems.com.br/contato” text=”QUERO FAZER MINHA VARANDA GOURMET →” color_override=”#c6b697″]

👉 Fique muito bem informado sobre as novidades e tendências referentes ao envidraçamento de sacadas e varanda gourmet visitando nosso blog e nos acompanhando também em nas redes sociais.

2 thoughts on “Varanda Gourmet, um ambiente que merece um projeto com toda atenção do arquiteto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

ATENDIMENTO TELEFÔNICO:

– Lar Center : de segunda à sábado das 10:00 às 22:00 e domingos das 14:00 às 20:00

– D&D : de segunda à sexta das 10:00 às 21:00, sábados das 10:00 às 20:00, e domingos das 14:00 às 19:00

– Alameda Gabriel Monteiro : de segunda à sexta das 9:00 às 19:00 e sábados das 09:00 às 15:00

tire as suas dúvidas por email

Tire suas dúvidas pelo WhatsApp