Envidraçamento de Sacadas em São Paulo - RJ - Brasil

Varandas Gourmet: Como transformar sonho em realidade?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A colocação de vidro para fechamento de varandas gourmet tornou-se uma cultura bastante comum nos últimos anos, e com isso, produtos das mais variadas qualidades e tecnologias foram surgindo. Em determinados casos essa escolha pode ser comparada a da compra de um carro, por exemplo, tendo em vista que existem desde os mais simples 🚗 até os mais completos e sofisticados 🏎. E por que estamos falando isso?

Pois no caso do envidraçamento de varandas gourmet, quando o prédio é entregue, quem acaba tendo tomado a decisão de como ele deve funcionar é a administradora do condomínio, muitas vezes priorizando (por questões financeiras) contratar uma vidraçaria para definir as especificações técnicas e o projeto de padronização, ao invés de um profissional melhor qualificado, como um engenheiro ou consultor, por exemplo. 😱

Explicando melhor o processo… A construtora responsável por construir o empreendimento, entrega o prédio/condomínio para a administradora, e é ela quem acaba por definir questões básicas como compra e instalação de câmeras de vigilância, contratação de portaria 24 horas e seguranças, lixo, entre outros itens. E nisso acaba se enquadrando também a parte de envidraçamento das varandas ou sacadas, da instalação de cortinas de vidro, enfim, quando então optam por contratar, como dissemos anteriormente, uma vidraçaria para realizar o projeto.

Acontece que é raro uma vidraçaria contar com profissionais tecnicamente qualificados para esse tipo de serviço. Os vidraceiros costumam sim ter muita experiência prática na instalação de vidros em varandas gourtme, isso é inegável, porém, não possuem uma formação voltada para a execução do projeto, tal qual um arquiteto ou um engenheiro.

Por isso, ele deixa de considerar uma série de situações, principalmente no que diz respeito a normas técnicas que são necessárias para a elaboração desse tipo de projeto, e acabam padronizando apenas a cor dos perfis ou a quantidade de vidros a serem colocados, mas deixam o mais importante de lado, ou seja, o cálculo das pressões de vento incidentes na fachada do prédio, verificação de altura e localização, isso para citar apenas alguns. E isso, acredite, é fundamental.

Da mesma forma, a administradora do condomínio também não costuma possuir qualquer profissional com conhecimento técnico, ou com formação nas áreas de Engenharia ou Arquitetura, compondo sua equipe e com aptidão para analisar o projeto para sacadas ou varandas gourmet entregue pela vidraçaria contratada. Então, resumindo, se o projeto ou o desenho estiverem repletos de erros, não será a administradora que os irá reconhecer.

Muitas vezes essa administração sequer faz questão de preocupar-se com atributos técnicos, mas apenas e tão somente em resolver as pendências que surgem nas assembleias e dar andamento à entrega dos imóveis aos proprietários, permitindo-os realizar as obras que considerarem necessárias. E uma delas, que inclusive costuma ser cobrada já nas primeiras reuniões, refere-se a instalação do vidro na varanda.

Então, uma vez que o documento referente a padronização já está pronto, feito pela vidraçaria, que em alguns casos já é, inclusive, parceira de serviços da própria administradora em outras ocasiões, libera-o sem ao menos fazer uma consulta mais a fundo acerca das especificações ali detalhadas.

Vale lembrar que muitas vezes essa decisão passa também pelo síndico profissional, que é o responsável civil e criminal pelo condomínio, mas ele também, ao contrários dos outros anteriormente citados, não possui conhecimento técnico para lidar com essas questões, então acaba por não ter o devido envolvimento, quando na realidade deveria ser um dos maiores preocupados em solicitar a opinião de um consultor ou empresa de engenharia que seja especializada em sacadas e fachadas.

Vidro temperado passando pela têmpera

Envidraçamento de varandas gourmet não recebe a atenção que deveria

Veja o caso de São Paulo, por exemplo, onde atualmente mais de 90% dos novos condomínios entregues são projetados de forma errada no que diz respeito a envidraçamento de varandas gourmet. Para se ter uma noção, toda semana há relatos e pedidos de ajuda por conta de vidros que caem, se soltam ou quebram ao meio, justamente por causa de especificações incorretas.

E veja outro aspecto preocupante… Em uma pesquisa onde mais de trinta arquitetos foram entrevistados, constatou-se que não existe o envolvimento desses profissionais quando se trata de envidraçamento de varandas gourmet ou sacadas, acabando por contratarem ou sugerindo ao cliente final a contratação da mesma empresa que fez o projeto ou o desenho, e que passou por aprovação em assembleia sem o devido conhecimento técnico.

Esse é um problema grave, e que tem sido recorrente ao redor do país, uma vez que o arquiteto, que teoricamente possui mais condições de analisar tecnicamente o projeto, acaba simplesmente não se envolvendo nessa questão, como dissemos acima, não faz a verificação das especificações, e dá o ok ao cliente, que por confiar no profissional, acaba por equivocadamente contratar para a reforma de suas varandas gourmet os serviços da vidraçaria definida pela administradora.

Os clientes, ao adquirirem o imóvel e realizar a contratação do serviço de envidraçamento, acreditam que houve um estudo de engenharia, que o projeto pensado para as varandas gourmet é tecnicamente perfeito mas, como já dissemos, não é bem assim que funciona na maioria dos casos. 😓

E justamente por, após a execução da instalação, notarem baixa qualidade do material e começarem a ter problemas, que cada vez mais os proprietários de apartamentos estão deixando de lado a vontade de fechar a varanda com vidro, optando então pela colocação de janelas ou outros sistemas visualmente menos bonitos, e pior, bem menos eficientes em termos de design e tecnologia.

linha de produção para envidraçamento de varandas gourmet

Portanto, fica evidente o quão importante e necessário é o envolvimento de profissionais realmente qualificados para a execução de todo o serviço que envolve a instalação de vidros em varandas gourmet. A preocupação por parte da construtora do prédio, dos arquitetos, dos síndicos, e demais responsáveis, deve existir.

E claro, dos proprietários dos imóveis também, pois, uma vez que o envidraçamento de varandas gourmet faz sim parte do apartamento, e a escolha de um bom produto, aprovado após os mais rigorosos testes, certamente irá impedir transtornos não apenas relacionados a danos causados pela quebra do vidro, como também abafará sons externos graças a seu isolamento acústico  🔊, impedirá vazamentos que podem gerar outros tantos prejuízos como manchas no piso, móveis e tapetes estragados pelo contato com a água da chuva 🌧, entre outros aspectos.

É fundamental que você, futuro cliente da Solid Systems, saiba que não precisa simplesmente aceitar o que for determinado pela administradora de condomínio do seu prédio ou pelo síndico profissional, no que diz respeito a optar pela empresa ou vidraçaria que eles considerarem ideal para colocação de vidro em varandas gourmet. Desde que atendendo as especificações de metragem e outros detalhes que foram definidos em assembleia, você tem toda a liberdade de escolher a empresa da sua confiança, aquela que certifica o uso dos melhores produtos, que garante a qualidade no que se propõe a vender.

O mesmo vale para você, que é dono de uma incorporadora. Tome a frente dessa questão. Não a deixe totalmente a cargo da administradora condominial. Procure entender mais sobre o tema, contrate uma empresa de engenharia especializada no assunto. Assim você terá a certeza de entregar aos seus clientes o que há de mais completo e seguro quando se fala em envidraçamento de sacadas e varandas gourmet, impedindo assim de precisar preocupar-se com problemas futuros.

Valorizar o vidro que será instalado nas varandas gourmet ou na sacada é essencial, não pode jamais ser considerado algo supérfluo. Essa é uma situação em que aquela famosa expressão “o barato sai caro” 💸 pode muito bem ser utilizada, pois tanto material quanto mão de obra provavelmente não serão os mais adequados. Num primeiro momento é até possível acreditar que houve economia, mas se parar para pensar nos problemas a médio prazo que essa escolha pode acarretar, tenha certeza, jamais será uma boa escolha.

Quer conferir mais vídeos sobre os benefícios do envidraçamento de varandas gourmet? Então inscreva-se no canal da Solid no YouTube!

Então invista em quem tem ampla experiência na instalação de cortinas de vidro para sacadas e varandas gourmet e confia no serviço prestado, oferecendo 7 anos de garantia. Invista em quem atua há mais de 20 anos no mercado. Mas, acima de tudo, invista no bem estar do seu maior patrimônio: sua família! 👨‍👩‍👧‍👦

[button color=”#c6b697″ size= “large” hover_text_color_override=”#ffffff” url=”https://solidsystems.com.br/contato” text=”QUERO CONTRATAR →” color_override=”#c6b697″]

👉 Para ficar sempre muito bem informado a respeito das novidades e tendências referentes ao envidraçamento de sacadas e varandas gourmet, além de visitar nosso blog, acompanhe-nos também em nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

ATENDIMENTO TELEFÔNICO:

– Lar Center : de segunda à sábado das 10:00 às 22:00 e domingos das 14:00 às 20:00

– D&D : de segunda à sexta das 10:00 às 21:00, sábados das 10:00 às 20:00, e domingos das 14:00 às 19:00

– Alameda Gabriel Monteiro : de segunda à sexta das 9:00 às 19:00 e sábados das 09:00 às 15:00

tire as suas dúvidas por email

Tire suas dúvidas pelo WhatsApp