Envidraçamento de Sacadas em São Paulo - RJ - Brasil

O perigo do envidraçamento de sacadas com vidro laminado em São Paulo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O vidro laminado tem sido comumente utilizado em processos de envidraçamento de sacadas em São Paulo devido a especificação errônea de vidraceiros que, em sua maioria, têm a simples intenção de facilitarem sua mão de obra, uma vez que esse é o único tipo de vidro que pode ser ajustado ou cortado depois de produzido, então, em casos em que há erros no projeto ou medidas mal calculadas, existe a possibilidade de correção, não perdendo, portanto, a peça.

Por outro lado, apesar de ser um vidro de segurança, o laminado é sete vezes mais frágil em termos de resistência, se comparado ao vidro temperado com película de segurança. Por conta disso, principalmente nas regiões Sudeste e Sul, o vidro laminado não é recomendado para o envidraçamento de varandas.

O vidro laminado que costuma ser usado no fechamento de sacada, por não estar completamente protegido em todas as suas bordas, pode gerar uma série de problemas. O primeiro deles se dá pelo fato de não ter um perfil de alumínio em sua vertical, tornando-o muito mais frágil, por isso, quando um vento 🌫 um pouco mais forte bate na fachada, é muito comum que ele acabe se quebrando ao meio, podendo assim ocasionar acidentes extremamente graves, principalmente caso essa placa venha a cair nas áreas comuns do condomínio.

Além dessa possibilidade de queda do vidro em decorrência da força dos ventos, quando ocorre em uma chuva mais intensa 🌧, fatalmente acontecerão vazamentos na varanda, gerando transtornos e grandes prejuízos, uma vez que existe a possibilidade de que se estraguem tapetes, móveis, itens de decoração, enfim. 😱

O vidro laminado comum, de 5mm + 5mm, tem a capacidade de suportar até 1.100 pascais (Pa), ou seja, pensando no aspecto da segurança ele só poderia ser utilizado no envidraçamento de sacadas de edifícios com no máximo três andares, levando em conta especificamente o estado de São Paulo. Acima disso ele deixa de ser recomendado, de acordo com a norma ABNT-NBR 16.259, por conta da sua baixa resistência mecânica.

Para saber mais a respeito da importância da NBR 16.269 no envidraçamento de sacadas, confira mais vídeos no canal da Solid Systems no YouTube!

Outro problema gravíssimo atrelado a escolha do vidro laminado para a obra de envidraçamento de sacadas, diz respeito a delaminação. Quando é colocado o vidro nas sacadas ou varandas acontece a colagem do mesmo nos perfis, através de silicones ou cola PU (selante de poliuretano que possui elasticidade permanente e alta capacidade de recuperação, pois absorve impactos e resiste ao envelhecimento e à ação da intempérie), além da colagem de borrachas ou espumas em suas bordas para que haja a vedação.

Nos casos em que há o uso de colas com solventes ou a não-proteção correta das bordas, é que acontece, portanto, a delaminação, ou seja, os vidros começam a ficar manchados em suas bordas, dando um aspecto visual bastante desagradável a sua varanda. E isso já poderá ser notado menos de dois anos após a instalação, tendo como única maneira de corrigir, a necessidade de trocar toda a cortina de vidro da varanda, ou seja, prejuízo certo. 💸

🛑 Por conta dos aspectos de segurança e visual, não é recomendado, portanto, a escolha pelo vidro laminado 5mm + 5mm para o envidraçamento de sacadas em edifícios acima de três andares no Sudeste e no Sul do Brasil, conforme, convém repetir, indicação da norma ABNT-NBR 16.259.

Para se ter uma noção, na Europa, em 100% dos casos, o vidro escolhido para que ocorra o envidraçamento de sacadas ou outros ambientes, é o temperado, devido, claro, a sua maior resistência sete vezes superior ao laminado.

vidro temperado solid systems

Quais as vantagens de escolher o vidro temperado para envidraçamento de sacadas?

Além da questão de segurança propriamente dita, e que certamente é a primeira que deve ser levada em consideração, você já pôde conferir aqui mesmo em nosso blog, escolher um vidro para sacada de qualidade é sinônimo também de outras vantagens. Isso porque, além de contribuir esteticamente para a transformação daquele que para muitos é apenas mais um cômodo, em um cômodo especial.

Graças a opção pelo melhor sistema de envidraçamento de sacadas aliado, claro, a escolha do melhor vidro, é possível reduzir drasticamente a quantidade de poeira e demais sujeiras que vêm da rua, algo importantíssimo, uma vez que as alergias têm acometido cada vez mais crianças, adultos e animais de estimação. 👨‍👩‍👧‍👦🐱🐶

Uma varanda fechada com vidro temperado de qualidade garante isolamento acústico de verdade, podendo alcançar uma redução de até 33 decibéis 🔇, comprovado através de testes em laboratório. E em se tratando da vida em cidades grande, isso é motivo de enorme conforto, tendo em vista que os ruídos externos estão a cada dia mais presentes em nossas vidas.

Que tal outra prevenção para sua saúde que pode ser garantida ao instalar folhas de vidro de qualidade na varanda do seu imóvel? Os vidros temperados da Solid Systems possuem proteção solar ☀, com eficácia de 95% contra os raios ultravioleta A e B, e eles não apenas impedem que haja exposição a esses raios, como também proporcionam conforto térmico e controlam a luminosidade. Isso sem contar o fato de, conforme já mencionamos, serem amplamente preparados para suportar alterações climáticas como chuvas e ventanias, por exemplo.

Além de ser sete vezes mais resistente se comparado ao laminado, o vidro temperado da Solid Systems ainda recebe aplicação de uma película de segurança em sua superfície interna. 💪 Essa película é incolor, portanto, sua existência na fachada é imperceptível. Mas acredite, ela está lá.

E é composta por poliéster com mais de 10 camadas, então, se por algum motivo o vidro vier a quebrar, todos os cacos ou estilhaços ficam completamente presos a ela, evitando assim acidentes, já que não haverá queda de pedaços tanto para o lado interno do apartamento, como para as áreas comuns do condomínio. Isso é sinônimo de um envidraçamento de sacadas realmente seguro.

fábrica de envidraçamento de sacadas

Ficou interessado? Quer saber mais sobre nossos vidros temperados e demais tecnologias para envidraçamento de sacadas? Então entre em contato conosco!

[button color=”#c6b697″ size= “large” hover_text_color_override=”#ffffff” url=”https://solidsystems.com.br/contato” text=”FIQUEI INTERESSADO →” color_override=”#c6b697″]

Ah, e não esqueça de agendar também sua visita ao showroom da Solid. Será uma enorme alegria recebê-lo/recebê-la para conferir de pertinho toda nossa linha de produtos.

👉 E lembre-se, para estar sempre muito bem informado sobre as novidades e tendências no envidraçamento de sacadas e varandas, visite nosso blog e acompanhe-nos também nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

ATENDIMENTO TELEFÔNICO:

– Lar Center : de segunda à sábado das 10:00 às 22:00 e domingos das 14:00 às 20:00

– D&D : de segunda à sexta das 10:00 às 21:00, sábados das 10:00 às 20:00, e domingos das 14:00 às 19:00

– Alameda Gabriel Monteiro : de segunda à sexta das 9:00 às 19:00 e sábados das 09:00 às 15:00

tire as suas dúvidas por email

Tire suas dúvidas pelo WhatsApp