Envidraçamento de Sacadas em São Paulo - RJ - Brasil

Bate-Papo com o Proprietário da Solid Systems: Rodrigo Belarmino

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você, fiel leitor deste blog, certamente já sabe praticamente tudo sobre envidraçamento de sacadas e sobre a Solid Systems, certo? Mas e sobre o proprietário da empresa, o homem que revolucionou o segmento? Muitos têm enorme curiosidade para conhecer mais a respeito de Rodrigo Belarmino, e agora, graças a uma grande entrevista concedida ao canal do D&D Shopping no YouTube, esse momento chegou. 👏

E não, Rodrigo não falou apenas sobre o respeitado e premiado empresário que se tornou, no bate-papo também contou um pouco sobre sua infância, sobre seu casamento, sobre sua família, enfim, um panorama completo que certamente serviu para aumentar ainda mais a admiração de todos nós. 🤩

Como surgiu a veia empreendedora?


Foi por volta dos 8 ou 9 anos de idade que Rodrigo fez transparecer seus primeiros dotes de bom comerciante e a visão para o empreendedorismo.

“Eu fazia desenhos e descia, junto com um primo, na porta do prédio, para vende-los. Já era meio Professor Pardal lá atrás, porque eu já criava uns produtos. Tinha a veia de comerciante e tinha a veia de criatividade. Eu fazia uns bonecos com movimento, para vender e para brincar também, porque eu tive uma infância simples. Meus pais não compravam o que eu queria”

Rodrigo Belarmino

Foi então que seus pais notaram que realmente ali havia uma alta dose de criatividade e isso, alguns anos depois, resultou no ingresso na faculdade de Arquitetura. E claro, enquanto estudava, seguiu desenvolvendo não apenas essa característica criativa, como também a comercial. 😎

“Fui fazer arquitetura longe de casa, e com isso eu amadureci bastante, porque além de estudar eu ainda trabalhava o dia inteiro, pois tinha que pagar a faculdade. Meus pais pagaram só os primeiros três meses, e me ensinaram muito sobre resiliência e fé. Graças a Deus e as orações de minha mãe, consegui concluir o curso sem nunca ter pego DP’s. Tenho que agradecer muito a Deus, e meus pais, por essa trajetória de superações e conquistas”

Rodrigo Belarmino

Foram cinco anos de curso, e um pouco antes de finalmente se formar, Rodrigo foi contratado por uma multinacional, mas já como meta de ter um negócio próprio, mesmo sem ainda ter noção do era.

O encontro com a grande parceira de vida


Rodrigo Belarmino foi apresentado àquela que viria a ser sua esposa por uma amiga em comum. Quando Cláudia entrou em sua vida, ele já havia se formado e estava trabalhando na multinacional mencionada anteriormente, e iniciando os preparativos para realizar o sonho de ter seu negócio.

“A gente começou a namorar super-rápido. Ficamos quatro anos namorando. Mas teve um belo dia que eu falei assim: Olha, eu tô saindo da empresa e vou abrir o negócio”

Rodrigo Belarmino

De onde surgiu a inspiração


Todo grande criador, todo grande empresário, costuma ter uma ou mais fontes de inspiração seja para buscar ideias ou para visualizar qual é o caminho para alcançar o sucesso. E claro, com nosso protagonista não seria diferente. Em meio a isso foi que, finalmente, veio o estalo. 💡

“Na época eu não tinha nenhuma referência. Fui então procurar em histórias de sucesso, em empresas de sucesso, para eu ver esse caminho. Eu não sabia ainda o que eu queria fazer, no que eu ia empreender. Enquanto trabalhava na multinacional comecei a ver alguns segmentos. Estava começando no Brasil essa história do envidraçamento de varanda, mas não havia nenhum produto bacana nessa área”

Rodrigo Belarmino

Fazendo alguns bicos como arquiteto, inclusive reforma em apartamentos, em uma das obras Rodrigo acabou contratando um envidraçamento de varanda. E a experiência não foi das melhores, pois o produto utilizado estava longe de ser bom o suficiente. 😤

“Para resumir a história, a gente viu que o produto era muito simples. Pesquisei pra caramba sobre isso e comecei a ver que não tinha nada sofisticado, não tinha um produto de alto padrão que atendesse o mercado. Esse mercado estava muito no começo aqui, aí eu falei opa, e aí que a gente vai brincar, é aí que a gente vai para cima”

Rodrigo Belarmino

Como o segmento ainda era bastante embrionário no Brasil, Rodrigo foi para fora do país realizar suas pesquisas, e a partir disso foi se preparando para, finalmente, decidir abrir seu negócio. 🛫

“Eu já tinha pesquisado muito, eu até demorei porque eu não tinha essa experiência de ninguém para eu me inspirar, não tinha ninguém próximo. Então eu tinha muito medo de empreender. Porque o empreendedor tem que tomar muitas decisões de maneira solitária, não é? Ele tem que resolver muita coisa sozinho”

Rodrigo Belarmino

O início da Solid Systems


Rodrigo não começou representando um produto. Como o grande visionário que é, já começou logo de cara fabricando um produto. E não qualquer produto, mas sim o melhor produto até então visto 🥇. Porém, claro, não sem ter juntado capital suficiente e ter um plano de negócios coerente.

“E aí eu startei o negócio, comecei a entrar em contato com algumas empresas de fora, então um headhunter me achou e falou: “Você vai trabalhar nessa empresa aqui”, que no caso era uma concorrente da multinacional onde eu trabalhava. “Você vai cuidar da operação aqui no Brasil, a gente está querendo vir aqui para cá e você vai cuidar disso pra gente”. Eu falei que não estava procurando emprego, e sim que estava abrindo o meu negócio. Então eles propuseram “vamos fazer o seguinte, você toca os dois, toca nossa operação no Brasil e a sua empresa”

Rodrigo Belarmino

Belarmino então tornou-se funcionário de uma empresa na Alemanha, ganhando em euro, mas morando no Brasil. Ele “varava a noite” para dar conta dos dois negócios. Nisso, cinco anos se passaram, nesse meio tempo oficializou-se o casamento com Cláudia, e com isso a vontade de formar uma família. 👨‍👩‍👧‍👦

“Chegou um momento em que a operação da Alemanha estava muito robusta, e eu pensei, caramba, eu preciso ter uma família. Então eu pedi para sair. E o meu negócio também já estava vendendo muito mais do que eu ganhava como funcionário nessa outra empresa”

Rodrigo Belarmino

Durante esse período em que acumulou duas funções, o nicho de envidraçamento foi se desenvolvendo e outros players surgindo, mas eles sempre pensaram em fazer algo mais barato.

“E eu sempre fui na contramão, querendo fazer uma coisa mais sólida, mais completa, mais sofisticada, que atendesse o cliente, que fosse um produto de alto padrão. Fui melhorando equipamentos, sempre projetando. Eu fui crescendo e a Solid foi desenvolvendo”

Rodrigo Belarmino

Rodrigo Belarmino e a impressora 3D


Cláudia já perdeu as contas de quantas vezes foi dormir ouvindo barulho de impressora. Estaria Rodrigo imprimindo documentos importantes? Não! É muito mais! Ele simplesmente desenvolve os protótipos que fabrica e, com uma impressora 3D que fica no escritório de casa, passa noites inteiras aproveitando a inspiração que surge e fazendo essas impressões em resina. 🖨️

“Eu digo que a Solid não é uma vidraçaria. Ela é uma empresa de engenharia onde, para fazer um projeto, a gente calcula, a gente verifica pressão de vento, vê altura do prédio, e uma série de outras coisas. E entregamos uma solução correta, calculada, projetada para o cliente. É bem diferente do que hoje o mercado tem feito. Nesse segmento, os vidraceiros perguntam para o cliente “o que você quer?”, e a gente faz diferente, faz uma coisa totalmente planejada, projetada mesmo”

Rodrigo Belarmino

Para concluir, Belarmino fala sobre as metas para o futuro, que envolvem não apenas um crescimento ainda maior da Solid Systems, como também vislumbra a próxima geração que começa a manifestar interesse e, principalmente, orgulho pelo negócio que, com muito afinco, prosperou. 🚀

“Hoje a gente tem um plano, uma meta muito ambiciosa de ser a maior empresa da América Latina no segmento. Temos produtos únicos, completamente inovadores. E vai vir muito mais coisa por aí, porque agora eu estou num nível muito alto de criatividade. A empresa, graças a Deus, tem crescido. Eu estou me realizando como arquiteto. Eu estou envolvido em milhares de projetos e isso é prazeroso, porque você passa na rua, você vê e fala esse aqui eu fiz. Nesse projeto aqui eu estou envolvido. Meus filhos ficam orgulhosos. Isso então está passando, e eu vejo realmente que pode vir aí uma segunda geração”

Rodrigo Belarmino

Inspiradora demais a história do nosso CEO até alcançar o patamar ao qual chegou, não é mesmo? Esperamos que o exemplo do Rodrigo possa ser uma das suas referências para quem sabe, tire o projeto dos seus sonhos do papel e, assim como ele, torne-o realidade. 😉

Assista a entrevista de Rodrigo Belarmino na íntegra.

👉 Você pode ficar sempre muito bem informado sobre a Solid, bem como sobre as novidades e tendências referentes ao melhor envidraçamento de sacadas, visitando o blog e acompanhando-nos também no YouTube e demais redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

ATENDIMENTO TELEFÔNICO:

– Lar Center : de segunda à sábado das 10:00 às 22:00 e domingos das 14:00 às 20:00

– D&D : de segunda à sexta das 10:00 às 21:00, sábados das 10:00 às 20:00, e domingos das 14:00 às 19:00

– Alameda Gabriel Monteiro : de segunda à sexta das 9:00 às 19:00 e sábados das 09:00 às 15:00

tire as suas dúvidas por email

Tire suas dúvidas pelo WhatsApp