Envidraçamento de Sacadas em São Paulo - RJ - Brasil

Solid Systems no Instituto Inhotim e em Belo Horizonte

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A Solid Systems segue viajando 🛫 em busca de inspiração e novidades, já pensando nos novos projetos para o ano de 2023. A mais recente parada aconteceu em terras mineiras, mais precisamente na capital do estado e também no Vale do Paraopeba, onde está o Instituto Inhotim, local que, além de garantir relaxamento, é repleto de obras de arte e arquitetura diferenciadas, dos mais diversos e renomados artistas e designers do mundo.

Enfim, certamente uma experiência na qual houve uma importante recarga de energia, aliada a momentos importantíssimos de inspiração dos quais, podem ter certeza, resultarão em novos desenhos, novos conceitos, e em projetos sensacionais, como a Solid sempre se compromete em fazer. 😉

Sobre o Instituto Inhotim

O Instituto Inhotim, localizado na cidade de Brumadinho (MG), foi idealizado na década de 1980 pelo empresário Bernardo de Mello Paz, tendo transformado o solo ferroso de uma fazenda em um dos maiores museus a céu aberto do mundo. São 140 hectares que proporcionam aos visitantes uma experiência única, mesclando arte e natureza.

Em sua localização privilegiada, estando entre os ricos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, cerca de 700 obras de mais de 60 artistas, dos mais diferentes países, são exibidas ao ar livre e em galerias, tudo isso em meio a um Jardim Botânico contendo mais de 4,3 mil espécies botânicas raras, originárias de todos os continentes. 🗺

O Inhotim é reconhecido pelo Governo de Minas Gerais, em 2008, como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Trata-se de uma entidade privada, sem fins lucrativos, cuja manutenção ocorre através de doações de pessoas físicas e jurídicas, de forma direta ou por meio de Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, bem como pelos lucros obtidos pela bilheteria durante a realização de eventos.

O Instituto Inhotim e a Arte Contemporânea

O acervo de arte contemporânea presente no Instituto Inhotim é exibido de maneira permanente. São obras de excelência internacionalmente reconhecidas, expostas no decorrer de jardins e galerias, propiciando aos visitantes, e também aos artistas, um modelo de exposição singular e criando uma experiência ímpar entre arte e paisagismo. 🖼

O Inhotim possui um projeto curatorial que é fruto de uma constância investigativa 🔎, cujo intuito é entender, através de documentação, material bibliográfico e registros visuais, quais são as particularidades da coleção e suas diferentes abordagens e conceitos. Dessa forma é produzido conhecimento, divulgado por meio de exposições, publicações, e até mesmo por ações digitais.

Um dos principais vetores curatoriais do Instituto está no comissionamento, ou seja, de forma periódica, artistas são convidados a criar trabalhos exclusivos para o Inhotim ou que possam ser levados para fora do museu, fomentando e difundindo a produção artística.

A possibilidade de realizar trabalhos ambiciosos, que estarão permanentemente em exposição, faz parte do DNA do Instituto Inhotim, colaborando assim para a criação de uma relação de parceria a longo prazo com os artistas que compõem o acervo.

Alguns dos artistas cujas artes podemos encontrar são: Rommulo Vieira Conceição, Chris Burden, Yayoi Kusama, Rivane Neuenschwander, Valeska Soares, Miguel Rio Branco, Aleksandra Mir, Adriana Varejão, William Kentridge, e Tunga.

Solid Systems em Belo Horizonte

Como dissemos no início do texto, a Solid também esteve na capital de Minas Gerais onde, além de várias outras paradas, visitou o Complexo Arquitetônico da Pampulha, idealizado por Juscelino Kubitschek e projetado de forma magistral pelo gênio Oscar Niemeyer, criado para desenvolver uma área de lazer em Belo Horizonte, tendo se tornado uma obra famosa por sua originalidade e enorme beleza.

Tanto é que, durante a 40ª Reunião do Patrimônio Mundial, realizada em Istambul, em 16 de julho de 2016, o Conjunto Moderno da Pampulha recebeu o título de Patrimônio Mundial da UNESCO. Ou seja, podemos dizer sem dúvidas que se trata da maior atração da cidade e uma das maiores do país. 👏

Sua construção aconteceu nos primeiros anos da década de 1940, tendo a inauguração ocorrido em 1943 contando, inclusive, com a presença do presidente Getúlio Vargas.

O Conjunto da Pampulha, como também é conhecido, causou enorme impacto na vida e no cotidiano dos belo-horizontinos, que passaram a ter seus hábitos e gostos influenciados por esse centro de lazer que abrilhantou e modernizou a cidade arquitetonicamente.

É importante destacar que o Complexo foi tombado em 1984 e inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, bem como no Livro do Tombo de Belas Artes; no Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos; e no Livro do Tombo das Artes Aplicadas.

📸 Confira mais registros da viagem da Solid à Minas Gerais

Enfim, essa certamente foi mais uma das viagens feitas pela Solid Systems, nas pessoas do CEO Rodrigo Belarmino, da Gerente de Relacionamento, Cláudia Martins, e de outros profissionais, que resultarão em mais uma série de projetos de sucesso a serem vistos no próximo ano. E conforme eles forem surgindo, você certamente verá aqui em nosso blog.

Enquanto isso fique com mais alguns registros da visita ao Instituto Inhotim e à Belo Horizonte…

Não deixe de conferir a viagem que a equipe da Solid fez também à Itália, para participar do Salone del Mobile Milano 2022.

👉 Quer estar sempre bem informado sobre os eventos com participação da Solid Systems, e claro, sobre as novidades e tendências referentes ao melhor envidraçamento de sacadas? Então visite nosso blog, inscreva-se em nosso canal no YouTube, e siga-nos nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

ATENDIMENTO TELEFÔNICO:

– Lar Center : de segunda à sábado das 10:00 às 22:00 e domingos das 14:00 às 20:00

– D&D : de segunda à sexta das 10:00 às 21:00, sábados das 10:00 às 20:00, e domingos das 14:00 às 19:00

– Alameda Gabriel Monteiro : de segunda à sexta das 9:00 às 19:00 e sábados das 09:00 às 15:00

tire as suas dúvidas por email

Tire suas dúvidas pelo WhatsApp